quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Conhecendo Deus de Verdade : Atos 17:16-34


E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto
(Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).
E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
E assim Paulo saiu do meio deles.
Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.


Nossa luta é incessante, e quantas lutas que passamos neste mundo temos que nos esforçar para conhecer Deus e as vezes, o fato de irmos a igreja não quer dizer que o conhecemos. Na segunda viagem do apóstolo Paulo, quando chega  Atenas, ele se depara com um povo idolatra e se revolta, quantos altares com deuses, e Paulo observa um altar escrito ao Deus Desconhecido... e diz:" Esse Deus que vocês desconhecem é o que vos anuncio.."
Quantas pessoas dentro das igrejas tem servido um Deus que elas não conhecem...falta intimidade buscar mais...
Um Deus  que por Ele diz o apóstolo Paulo:
...existimos nos movemos e vivemos". Atos 17
Que cada um de nós possamos conhecer Deus de verdade...

Mensagem de Edison

A conversão de Paulo: Atos 9:1-20


E  Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;
E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.

Houve uma ruptura profunda na vida de Paulo. Jesus entrou de repente na vida de Paulo, e provocou uma profunda transformação: de perseguidor ele se transforma em apóstolo perseguido. Como explicar isso? A psicologia profunda mostra bem que os opostos sempre estão ligados e se atraem: somos profundamente atraídos por aquilo mesmo que combatemos. 
Costumamos resistir àquilo que mais desejamos e rejeitar aquilo que mais nos fascina. Por que? Porque isso provocaria uma transformação radical em nossa vida.
Paulo deveria ter 28 anos, e bastante prestígio, pois até conseguira licença do Sinédrio para perseguir os cristãos em Damasco, na Síria (+/_  a 200 Km). Ele estava perseguindo a sua própria sombra.
No meio do caminho Paulo é atingido por uma luz que vinha do céu. Que luz?
Certamente uma percepção interior, pois os outros não viram nada.
Paulo cai por terra. Não pode prosseguir na sua intenção de perseguir os cristãos. Quem provocaria a sua queda? Ouve-se uma voz: “Saulo, Saulo, por que me persegue?” Curioso: Paulo perseguia os cristãos, mas Jesus diz “me persegue” . Sinal de que Jesus ressuscitado está presente na vida dos cristãos.
De início Paulo não percebera isso, mas o diálogo com a voz o certifica: perseguir os cristãos é perseguir o próprio Jesus!
O que fazer agora? Paulo já foi derrotado, já não pode mais perseguir os cristãos. A voz lhe ordena que “entre na cidade, e aí dirão o que fazer”. 
Não é mais ele quem dá as cartas. Agora depende dos outros.
Paulo fica cego. Outra ruptura. Aquilo que enxergava antes tornou-se escuridão. Só vai enxergar de novo quando entrar em contato com os cristianismo (Ananias), e por ele ser acolhido como irmão. 
Ananias personifica o cristianismo de Damasco. O diálogo mostra o temor dos cristão e, ao mesmo tempo, a grandeza do que está acontecendo. Jesus inverte as situações.
O Grande perseguidor se tornará o grande apóstolo. Quem fez sofrer agora também vai sofrer por causa do nome de Jesus. E isso faz pensar na radicalidade. Deus não gosta de “médias” e “Jeitinhos” e “gente em cima do muro”. Ele quer grandes transformações.
O que fez Ananias? Impôs as mãos, gesto que comunica o espírito, e acolheu Paulo no cristianismo chamando-o de meu irmão.
Paulo entra no cristianismo e é certamente isso que lhe cura a cegueira, dando-lhe visão nova das coisas. Seu passado ficou na treva, seu presente e futuro se abrem, com a luz vinda do cristianismo que testemunha Jesus.
Essa passagem da cegueira para a visão durou três dias, como a passagem de Jesus da morte para a ressurreição.
Em contato com os cristãos, Paulo ressuscitou com Jesus. Entrou para vida nova. O batismo é o selo da vida nova, salientada pela recuperação das forças.

Mensagem de Armando Wagner.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Jesus é o Médicos dos Médicos



Mateus 4:23,24 

E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.


Não há problema sem  solução nem doença sem cura  para Jesus. Ele curou toda sorte de doenças e enfermidades. Andou por toda parte fazendo o bem , oferecendo alívio aos cansados, paz aos aflitos, libertação aos cativos e cura aos enfermos. Jesus purificou os leprosos, deu a vista aos cegos, audição aos surdos, fala ao mundo. Ele levantou os coxos e ressuscitou os mortos. 

Ele enxugou as lágrimas dos tristes, aprumou os abatidos e trouxe esperanças aos que estavam em desespero. 
Jesus é os médicos dos médicos e como médico supremo Ele pode curar doenças que assolam seu corpo e perdoar os pecados que atormentam a sua alma.
Ele pode estancar suas lágrimas, fechar suas feridas e restaurar sua sorte. Para ele não tem causa perdida nem coisa demasiadamente difícil. Ele pode tudo quanto quer. Para ele não tem  doença incurável nem problema sem solução. Ele é o Deus dos impossível, o senhor das causas perdida, o fundamento da nossa esperança. A última palavra não está nas mãos dos entendidos deste século, nem mesmo nas mãos da Ciência. A última palavra está nas mãos de Jesus. Ele pode tudo quanto quer. Ele é o médico dos médicos.

domingo, 14 de agosto de 2016


Feliz dia dos Pais


Para este dia nada melhor que este versículo: "vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo."
Hoje parece que esta palavras não tem valor, vemos muitos filhos contra os pais e até mesmo pai contra os filhos.
Filhos ame seus pais e pais ensina teu filho o caminho que deve andar, o caminho do Senhor, para que um dia não venha se arrepender pelos caminhos errados que eles trilharem.
 Um bom pai ensina aos filhos os mandamentos do Senhor e  corrigindo-os devidamente e com amor.
Os bons filhos e filhas obedecem ao seu pai, alegra-lhe o coração e não o envergonha!
Pois sabem que o SENHOR prolonga os dias na terra daqueles que honram a seu pai.
Dou graças a Deus por meus pais ter me conduzido no caminho do Senhor, se não hoje eu estaria perdida por este mundo de engano e perdição.
Filhos sejam obedientes! Porque isto alegra ao SENHOR!
Ótimo dia dos pais!


terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Basta cada dia seu mal"


Mateus 6:31-34

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.


Nesta passagem Jesus fala a respeito  da solicitude da vida, ou a respeito das nossas necessidades, na verdade destaca nossas preocupações diárias.
Jesus sabe que por causa dos anseios, ficamos preocupados demasiadamente com as coisas que precisamos no nosso dia a dia; mas ao mesmo o tempo nos alerta a viver um momento de cada vez, nos apresenta a  promessa que supriria todas as nossas necessidades fazendo-o nos observar de como Deus tem o controle sobre a natureza, como Ele cuida desde o vestir de um lírio do campo até alimentar um passarinho.
Se Deus cuida de todos na natureza, será que não cuidaria de nós que fomos feito a imagem e semelhança ele?
Você é especial para Deus, o que temos que aprender é que temos que viver o hoje, o presente, confiando que Deus está no controle e que Ele tem o melhor para nós.
Quer viver bem?
Basta cada dia seu mal... Não traga o mal de amanhã para hoje e seja feliz agora.
Jesus te ama, entregue sua vida a Ele...

Mensagem: Edson.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Deus Proverá



Gênesis 22:8

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.


A vida com Deus é cheia de desafios. Muitas vezes, nessa jornada somos encorajados a esperar com esperança. Abraão, o pai da fé, recebe de Deus a mais dura prova de vida. Depois de esperar vinte e cinco anos pelo nascimento de Isaque, agora, Deus o ordena ir ao Monte Moriá para oferecê-lo em sacrifício. Abraão, faz, então, a mais longa difícil jornada da sua vida.
Três dias silencioso, na companhia de Isaque, o velho patriarca, marchava resoluto na direção apontada por Deus para oferecer seu filho, o filho da promessa, o  filho da sua velhice, em holocausto ao Senhor. Em suas mãos estavam o fogo e o cutelo. Foi quando Isaque lhe perguntou: " Pai, eis aqui a lenha, o fogo e o cutelo, mas onde está o cordeiro para o sacrifício? Seu pai respondeu com linguagem da fé que não vacila: Deus proverá para si o cordeiro, meu filho", porque no monte do Senhor se proverá. Deus não queria o sacrifício de Isaque, mas o amor de Abraão.
Quando Abraão se dispôs a obedecer a Deus, o Senhor proveu-lhe um cordeiro substituto. A provisão se dá  no monte do Senhor. É quando caminhamos pela estrada da obediência e quando estamos no centro da vontade de Deus é que ele nos abre a porta da providência e se revela a nós como Jeová Jiré!