quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Oferta da Viúva Pobre



Lucas 21:1-4

E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.

O texto  presume-se que alguns ofertantes queriam se exibirem como "generosos" doadores. Presume-se também que muitos deles contribuíam apenas por obrigação, ou para não serem mal vistos. Aquela viúva contribuiu somente com o que tinha, foi voluntariamente, de coração e com amor e o  pouco que ela deu vale mais do que todas as doações que foram feitas . Jesus, ao comparar a doação dessa pobre mulher, que deu tudo o que tinha, com a dos outros, que deram apenas sobras de seus bens, elogia a total confiança que ela tinha na providência de Deus, seu total desprendimento, e sua prioridade absoluta nos valores espirituais. 
Que nos possamos dar o que nos é essencial, Jesus não a olha a quantidade e sim a qualidade. Os ricos dera muitos na arca do Tesouro, no em tando foi para se exibirem e não foi de coração, pois além de ter dado ainda sobraria muito de seus bens e aquela viúva, deu somente o que ela tinha, ela poderia ter dado 1 moeda que já bastava, mas ela foi além deu 2 moedas, tudo que tinha. Tudo que for fazer, que seja de coração. Jesus  disse que aquela viúva deu mais que todos, ele esta olhando o coração e atitudes de cada um ali.
A viúva estava disposta a passar necessidades, mas ela teve fé que Deus ia prover o teu sustento. Foi algo espontâneo, pois ela honrava a Deus e sua obra.
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31
Confie mais em Deus de que todas a suas riquezas.

Temos que  dar tudo que temos na obra, não só nos dízimos e ofertas , mais em vida, trabalhando, levando as pessoas aos pés de Jesus.

2 comentários:

Anônimo disse...

Este trecho do Evangelho segundo Lucas é muito interessante, pois no Templo Jesus vê as pessoas fazendo ofertas. Cada ofertante dizia em voz alta a quantia que estava dando. Os ricos depositavam quantias vultuosas. A viúva dá apenas duas moedinhas. O fato de serem moedinhas fala de sua pobreza, e o fato de serem duas demonstra a sua generosidade.O elogio de Jesus deixa claro qual é a verdadeira atitude religiosa. Deus não quer o que sobra do supérfluo, seja em qual sentido for. Ele quer uma resposta total da pessoa, que englobe toda a sua vida. Em outras palavras, Deus não quer ficar trancado num canto de nossa vida, recebendo o resto. Ele quer iluminar tudo e participar de tudo. Os pobres podem entender isso os forçaria a praticar a justiça e , portanto, a perder toda a sua riqueza.
ARMANDO

Regina Sousa disse...

Verdade, que possamos dar o melhor de nós pra Deus.