segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como lidar com o Sofrimento?



“ No mundo passais por aflições”. Três fatos se acham envolvidos, nesta declaração de Jesus.  Primeiro, enquanto vivermos neste mundo estamos vulneráveis ás aflições. Viver é enfrentar dificuldades e resolver problemas. Segundo, assim como a vida passa e o mundo passa, também as aflições são passageiras. Não  “ficamos “ em aflições, mas “passamos” por aflições. Terceiro, que as aflições que nos abatem são diversas na sua quantidade, origem e natureza.
A principal pergunta que devo fazer ao passar por aflições é “como devo reagir?”. A minha reação, positiva ou negativa, é o grande segredo em lidar com o sofrimento.
Apresento as seguir alguns princípios bíblicos de como lidar com o sofrimento.

1-  Avaliar o sofrimento.

Você precisa pedir a Deus discernimento para entender o propósito e o motivo do seu sofrimento. Você está sofrendo porque obedece ou desobedece a Deus? Como este sofrimento tem ajudado você a se aproximar de Deus?
Em I Pedro 4:15-16, o apóstolo menciona quatro males pelos quais nunca devemos sofrer”:Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeito, ou como quem se intromete em negócio de outrem, mas , se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome”.
Sofrer por Cristo é uma bem-aventurança.

2- Não estranhar  Sofrimento

Não é razoável  estranhar o sofrimento na vida do cristão. Pois todos quantos querem viver piedosamente em Jesus, sofrerão problemas (2 Tm 3.12).Além do mais, os crentes estão em permanente desavença com o mundo, pelo fato de haverem sido chamados por Cristo (Mt 12:24-26)

3-  Você deve Buscar a Paz em Cristo

Antes de falar e  reconhecer que no mundo passaríamos por aflições, Jesus disse:”Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim...”(Jo 16:33).
A paz de Jesus é a tranqüilidade espiritual para enfrentar a guerra da vida. Ela é intima, pessoal e necessária.”E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardar o vosso coração  e a vossa mente.”(fp 4.7).

4- Você deve ter Bom Ânimo


Você não deve esmorecer,  perder a coragem . “Mas tende bom animo declarou Jesus. Jesus venceu o mundo e  Ele transmite a sua vitória pela fé, pois “...todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo, a nossa fé” (1 Jo 5:4).  Temos que ter bom animo porque para minha tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comprados com a glória a ser revelada em nós” (Rm 8:18)

Nenhum comentário: